Você está em: Página Inicial > Notícias > Bispos lusófonos participam de encontro em Aparecida
Notícia postada em 27 de Setembro de 2016 às 10:27:40
/Bispos lusófonos participam de encontro em Aparecida

Bispos representantes dos países de língua portuguesa reúnem-se até terça-feira em Aparecida

Fonte: cancaonova.com
Bispos reunidos no encontro de 2012, em Timor Leste / Foto: Arquivo FEC

O Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), recebe, a partir desta sexta-feira, 23, o 12º Encontro de Bispos Lusófonos (de Língua portuguesa).

Até terça-feira, 27, os bispos irão refletir sobre a Encíclica ecológica do Papa Francisco, ‘Laudato Si’ (Louvado Sejas), com suas implicações na ação da Igreja Católica. Outros assuntos na pauta do evento são “a Igreja e a Família” e as formas de “fortalecer e institucionalizar estes encontros”.

Encontro de Bispos Lusófonos já foi realizado 11 vezes, desde 1996
Além dos bispos brasileiros, irão participar do encontro representantes do episcopado de Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau.

No domingo, 25, os participantes irão concelebrar uma Missa, às 8h, no Santuário Nacional. A Celebração será presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Antes do Brasil, o encontro de bispos lusófonos ocorreu na Angola. Na ocasião foram debatidos temas referentes a comunhão eclesial, o papel transformador do Evangelho na sociedade, à luz da Evangelii Gaudium. O Brasil esteve representado pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis e bispo auxiliar de Brasília e secretário da CNBB, Dom Leonardo Ulrich.

O primeiro encontro foi realizado em 1996 em Fátima, Portugal. Saiba mais sobre os encontros anteriores no site da Fundação Fé e Cooperação (FEC), organização católica que acompanha esses eventos.
/COMENTÁRIOS