Você está em: Página Inicial > Notícias > Santa Sé adere à Convenção da ONU contra corrupção
Notícia postada em 23 de Setembro de 2016 às 17:32:39
/Santa Sé adere à Convenção da ONU contra corrupção

Instrumento de adesão entra em vigor em outubro; Santa Sé quer contribuir com os esforços contra corrupção

Fonte: cancaonova.com
A Santa Sé aderiu à Convenção da ONU contra corrupção, informou o Vaticano nesta sexta-feira, 23. A decisão foi firmada no último dia 19 na sede das Nações Unidas em Nova York, na pessoa do Secretaria de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin. O instrumento de adesão entrará em vigor no próximo dia 19 de outubro.
 
Em artigo publicado no jornal vaticano L’Osservatore Romano, o secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Gallagher, recorda que o Papa Francisco denunciou a corrupção como uma chaga da sociedade e convidou a combatê-la ativamente. O Papa, escreve o arcebispo, estabeleceu, portanto, que a Santa Sé e o Estado do Vaticano se adequem às normas internacionais autorizadas para prevenir a corrupção, seja no exercício das funções públicas ou no âmbito econômico.
 
Dom Gallagher considera que essa Convenção contra a corrupção é “o principal instrumento global para prevenir e combater os crimes cometidos no âmbito da função pública”. Ele acrescenta que os estados que ratificaram a Convenção são obrigados a perseguir e punir toda forma de corrupção ativa e passiva e prevê um quadro regulamentar detalhado para facilitar a assistência judicial entre os Estados Partes através da extradição, os pedidos de assistência, o retorno dos ativos adquiridos ilicitamente, assistência técnica, e intercâmbio de informações.
 
O arcebispo recorda que a Santa Sé já adotou instrumentos jurídicos a respeito, voltados a prevenir e investigar eventuais casos de corrupção e de propor às autoridades competentes a adoção de políticas apropriadas para combater o crime.
 
“Será necessário que, no futuro, os órgãos competentes da Cúria Romana e do Estado da Cidade do Vaticano revejam os próprios procedimentos administrativos à luz dos parâmetros contidos na Convenção, a fim de assegurar a necessária conformidade”.
 
Por fim, conclui o secretário para as Relações com os Estados, deseja-se que a adesão da Santa Sé à Convenção possa contribuir com os esforços da Comunidade Internacional para garantir a transparência e a boa gestão dos assuntos públicos.
 
A Convenção da ONU contra a corrupção foi adotada na Assembleia Geral da ONU em 31 de outubro de 2003.
Creche
/COMENTÁRIOS
Deixe um comentário sobre: Santa Sé adere à Convenção da ONU contra corrupção
/CAPELA VIRTUAL
Fechar
Acenda sua vela
TOTAL DE DEVOTOS
915
Fechar
CAPELA VIRTUAL
Bem vindo a capela virtual do Santuário Santa Luzia
Passe o mouse sobre as laterais da sua tela para navegar em nossa capela
Você poderá clicar nas opções quando aparecer as observações
Terço online
Oração