Você está em: Página Inicial > Paróquia
/História da Paróquia Santa Luzia

Os Padres Barnabitas presentes no Brasil desde 1903, desejavam estabelecer uma comunidade no centro do país, mas isso só foi possível em 1996 quando dois de nossos padres, Alberto Trombini e Manoel Martins, ambos da Província Barnabítica do Norte se apresentaram de maneira voluntária e corajosa ao Superior Provincial, pedindo para serem enviados a essa missão.

Após alguns meses de diálogo entre o superior provincial e o então Arcebispo de Brasília, o Cardeal Dom José Freire Falcão, foi estabelecido que assumiríamos uma paróquia na cidade satélite de Samambaia, e que esta seria desmembrada da Paróquia Maria de Nazaré, e teria como padroeira Santa Luzia que já existia como pequena capela de "madeirite" na Qs 304.

O Pe. Alberto foi o primeiro a chegar à nova missão. Enfrentou com muita coragem e zelo apostólico os desafios da nova fundação, sempre amparado e auxiliado pelos generosos fiéis que não mediam esforços para ajudar o Pioneiro. Logo em seguida veio também o Pe. Manoel Martins. Os padres residiam em um barraco em condições precárias, animados de um autentico espírito missionário, próprio de quem busca inspiração no grande apóstolo Paulo proposto por nosso Pai Santo Antonio Maria como nosso "Modelo e Guia".

No dia 31 de março de 1996, com a presença de Dom Alberto Taveira, na época bispo auxiliar de Brasília, em uma missa celebrada às 15h foi lido o Decreto de Instalação da nova paróquia, Pe. Alberto tomou posse como primeiro pároco e Pe. Manoel Martins como vigário paroquial. Sendo o decreto de criação da nova paróquia assinado por Dom José Freire Falcão alguns dias antes, 19 de março de 1996, solenidade de São José.

Percebendo a grande dificuldade do nosso povo, Pe. Alberto quis amparar logo de imediato os mais frágeis, as criancinhas. Deu início e em pouco tempo levou a término uma maravilhosa obra, a Creche Santa Luzia. Para essa obra solicitou e alcançou a ajuda das Irmãs do Preciosíssimo Sangue, que se doaram garantindo o bom funcionamento da creche e consequentemente o bom desenvolvimento de nossas crianças.

Não tardaram as construções das igrejas. A primeira delas foi a Capela São José na QN 508, junto à creche e à residência das Irmãs Preciosinas. Os fundos para a construção dessas obras foram conseguidos por Pe. Alberto, ajudado por seus familiares e outros benfeitores na Itália. A segunda igreja construída foi a monumental Santa Luzia, na QS 304, conhecida por muitos como a "Igreja da Barca", por ter o formato de um grande navio. Segundo o idealizador e executor da obra, representa a "Barca da Salvação". A terceira Igreja construída foi dedicada a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência (título com o qual nós Barnabitas invocamos a proteção da Mãe de Deus) na QS 110 ao lado do nosso Seminário. E finalmente na QR 104 foi construída a capela em honra ao nosso Pai fundador, Santo Antonio Maria Zaccaria.

Muitos anos se passaram, não ouso citar muitos nomes para não correr o risco de ser injusto com alguém, mas, posso testemunhar que muita gente boa, pessoas maravilhosas se dedicaram para que essa obra de Deus chegasse até aqui, barnabitas, preciosinas, casais, jovens. Hoje cabe a nós a grande missão de dar continuidade a tudo isso e deixar para os que virão depois de nós o melhor que pudermos. Que Santa Luzia interceda por todos e nos abençoe.